domingo, 25 de março de 2012

Como realmente se formata um computador.


   Se tem uma coisa que todo técnico gosta de fazer é formatar. O computador tá lento? Formata. Tá reiniciando? Formata. Precisa trocar o cartucho da impressora? Formata. E os arquivos do cliente? Formataaa!

   Consertar computador é chato, as vezes dá trabalho remover todos os vírus, consertar as falhas do sistema e deixar o pc tinindo de novo, pois requer conhecimento e trabalho, então geralmente o rapaz que conserta o computador vai para a parte mais rápida: formatar. Se isso não resolver, então é problema das peças. E quanto aos arquivos do computador, ele simplesmente vai dizer que não deu para salvar...

   Então, antes de mais nada, vejamos o que você vai precisar para formatar seu computador, sem gastar nada, e ainda manter seus preciosos arquivos intactos.
  1. Disco do sistema operacional (Aqui ensinarei a instalar o Windows XP);
  2. Local para salvar seus arquivos (Pendrive, DVD, outro HD, ou criar uma partição no HD para fazer isso);
  3. Os drivers das peças do computador (Caso não os tenha, ensinarei a fazer uma copia deles);
  4. Um bom cafezinho..
   Agora que você já separou os ingredientes, vamos ao trabalho.

    1-   A primeira coisa a fazer, é salvar seus arquivos. Caso dê para gravar num DVD ou pendrive, pule para a etapa 2, senão conseguir salvar tudo, então teremos que particionar o HD, ou seja, dividir o HD em duas partes, para que a segunda não seja afetada pela formatação.
   Clique no link abaixo, e faça o download do EASEUS Partition Master, e instale.
   Depois de instalado, ao abrir o programa, clique no botão


   Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que será diminuída, no caso, C:

 
    Clique na opção RESIZE/MOVE PARTITION. A seguinte janela irá aparecer. Clique na bolinha que indiquei com um seta vermelha, e a arraste até a metade da barra, ou o máximo que conseguir, na direção da seta azul, depois clique em ok. Feito isso, ele vai pedir para reiniciar e ao ligar, começará o processo de criação da nova partição. Isso pode demorar uns minutos. Hora de tomar seu café.

 
    Agora, abra o Meu Computador, e veja que haverá um novo ícone de HD lá, possivelmente nomeado como D:, ou E:. Agora copie todos os seus arquivos que deseja salvar para a nova partição e pronto. 

    2- Agora vamos aos drivers. Geralmente, os fabricantes não mandam mais os discos com os drivers do computador, então na hora de formatar, é necessário fazer o download dos mesmos, pois se não fizer antes de formatar, quando terminar de instalar so sistema, ele não conseguirá acessar a internet, e sem net, nada de download.
   Primeiro veja qual é a marca do computador, ou da placa-mãe (caso o computador tenha sido montado na loja), jogue no Google o nome do fabricante +Driver. Ex.: "positivo +driver". Entre no site, e procure pela sessão de downloads, digite o modelo do computador, ou o número de série, que vem atrás do gabinete, perto dos cabos. Baixe todos os arquivos referentes ao sistema que você vai instalar (Windows XP, 7 etc) e salve onde você guardou seus arquivos.

    3-  Agora é a parte onde a mágica acontece. A FORMATAÇÃO!
   Coloque o disco do sistema a ser instalado, e reinicie o computador. No mesmo instante em que ele ligar, comece a aperta a tecla Delete para acessar o SETUP (alguns computadores usam a tecla F2 para tal função).

 
    Vá até a guia Advanced Setup, ou Boot, dependendo do computador, aperte Enter, e procure pelo item
"1st boot". 

 
   Em 1ST BOOT DEVICE você colocará a opção CD-ROM(se essa opção não estiver disponível continue tentando modificar..tente sair e entrar do advanced setup e veja se mudou...). Feito isso, pressione F10 para sair do SETUP e salvar as alterações.
   Agora o computador novamente reiciou, e surge a seguinte mensagem:

   
Pressione qualquer tecla e aguarde. Depois de uns minutos, surge a tela


   Pressione ENTER. Surgirá uma nova tela

 
   Pressione ESC. Agora surgira a tela do Termos de Contrato. Basta aperta F8 e prosseguir.
   Enfim surge a parte mais crucial. A tela onde será selecionada a partição para instalação do sistema.


    Veja que na foto existe uma partição C:. Caso você já tenha criado uma segunda partição na primeira etapa, Selecione a primeira partição, e pressione a tecla D para excluir a partição. Isso garante que não vai sobrar arquivos corrompidos ou vírus após a formatação. Depois pressione ENTER, E depois L.

   
   Agora, selecione o Espaço Não Particionado (poderá haver 2, sendo um deles com 8 MB, que não será usado) e pressione C. Uma nova janela surge para criar a partição. Caso Você não tenha criado uma segunda partição anteriormente, sugiro que cria uma agora, pois é fundamental posteriormente. Nessa tela será exibido o valor máximo da partição, e um espaço para digitar um novo valor. Caso queira criar uma nova partição, sugiro que coloque metade do valor informado, mas caso não queira, basta apertar Enter e seguir com a instalação.
    Selecione a primeira partição, Espaço Sem formato, e de Enter. Agora escolha como irá formatar.


   Selecione a Opção NTFS (não use a opção (rápido), pois ela só pode ser usada caso a partição já tivesse sido formatada anteriormente) e aguarde a formatação. Dependendo do tamanho do HD, pode demorar. Tome seu café. Após a formatação, ele começará com a copia dos arquivos para a instalação. Essa parte é rápida.
   Quando terminar a copia dos arquivos, ele reinicia, e começa de fato a instalação do sistema.
IMPORTANTE: Quando ele reiniciar, novamente pedirá para pressionar qualquer tecla. NÃO PRESSIONE, deixe que ele ligue sozinho em todas as próximas etapas.
   


   A instalação não tem mistérios. É semelhante a instalar um programa comum: Configurar hora/data, idioma, inserir o SERIAL do sistema, que vem junto do CD do Windows, e pronto. Seu sistema está instalado. Durante o processo, ele vai reiniciar algumas vezes, e a tela poderá piscar em algumas etapas.
   Agora basta instalar aqueles drivers que foram baixados, instalar seus programas favoritos, e alguns que vou recomendar agora.
   Para manter seu computador em bom estado, recomendo que:
  1. Use o CCleaner uma vez por semana, no máximo, e execute os comandos LIMPEZA (clique em analisar, depois em executar limpeza) e REGISTRO (clique em procurar erros, depois em corrigir erros selecionados - o programa vai perguntar se deseja fazer uma copia do registro, clique em não, e clique em corrigir tudo). Isso evita que o computador fique lento como
  2. Escaneie o computador com o Malware e o Avast regularmente.
   Bem, agora é só curtir seu computador renovado, e aproveitar a grana economizada. Em breve ensinarei a formatar com o Windows 7. 

   Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário